Sisu 2020 – Resultado | Lista de espera

O SISU 2020 (Sistema de Seleção Unificada) é um programa Federal que visa o ingresso de jovens e adultos a uma universidade pública.

Este faz parte do grupo das iniciativas do governo em prol da educação, além de ser a maneira mais fácil de conseguir uma vaga.

Então, se você está querendo saber um pouco mais sobre o programa, neste artigo lhe traremos boas informações, então continue sua leitura!

Assine Sky e fique por dentro de notícias, entretenimento e muito mais novidades.

O que é o SISU? Para qual público se destina?

Introduzimos este material dando uma breve noção do que é o SISU, e agora daremos um pouco mais de detalhes, para você que deseja maiores informações.

Sisu 2020
Sisu 2020

As universidades públicas sempre foram o alvo de muitos estudantes, uma vez que oferecem boas oportunidades tanto de aprendizado, quanto profissionais no futuro.

E é exatamente por este motivo, e em virtude de todo o investimento, que o ingresso nestas instituições não é tão simples.

A maior parte possui seu próprio sistema de ingresso, que comumente é feito com vestibular.

No entanto, estes exames não costumam ser baratos, além de terem um nível de dificuldade bastante elevado.

Para tornar o ingresso mais democrático, o Governo Federal conta com o SISU, que é uma forma de adentrar universidades públicas com a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os únicos requisitos são que o candidato tenha participado da edição anterior do exame e tenha obtido a nota de corte esperada.

Para participar do SISU não existe limite de renda, tendo apenas algumas vagas destinadas para alunos de escolas públicas e para cotas raciais.

Então, se quiser uma vaga no SISU 2020, dedique-se no Enem, e não deixe de fazer sua inscrição na data certa.

Datas de inscrição

As datas de inscrição do SISU 2020 já passaram, tendo se encerrado no dia 24 de janeiro de 2020.

Os resultados das listas de aprovados foram divulgados no dia 28/01, por isso não é mais possível participar desta lista.

Mas, se você se inscreveu e ainda não foi chamado, não se desespere, pois a inscrição para lista de espera está disponível.

Candidatos que se inscrevem na lista de espera têm a oportunidade de receber o chamado em abril, então certamente vale à pena esperar.

Nesse caso, você seria matriculado já para começar no 2º semestre de 2020, mas certamente teria a sua vaga garantida.

Vale à pena esperar pela lista de espera?

Logo que passou a data de matrícula da lista regular do SISU 2020, muita gente desanimou, e acabou até desistindo de participar.

A razão para isso é acreditar que dificilmente seria chamado, já que são muitos candidatos para poucas vagas.

Mas, uma coisa importante de saber é que a lista do SISU roda bastante, assim, candidatos que estão em posições bem distantes têm boas chances de serem chamados.

Portanto, não perca sua chance de entrar em uma universidade pública apenas por não ter sido chamado na lista regular, pois é na lista de espera que muitos se dão bem.

Por isso, tendo se inscrito, cruze os dedos e torça para que sua vaga saia!

Deixe um comentário